Justiça versus Justo
Muitas vezes é difícil entender em que mundo vive a Justiça. A Justiça, não. O Judiciário brasileiro. É um emaranhado de opiniões, por vezes opostas, que acabam por (des)regular a vida nacional. Ninguém me tira da cabeça que as mazelas do Terceiro Poder são bem mais danosas ao País do que a maioria percebe.
Na mesma semana em que o STF fez o favor de ouvir a sociedade e analisar com calma a estapafúrdia gazua dos congressistas que se reajustaram muuuito além do lógico e justo, eis que a juizada paulista resolveu comprar briga contra a lei da publicidade dando mais prazo para as empresas se ajustarem à norma, como se elas não soubessem da mesma há seis meses. Alguém pode explicar para estes juízes que o objetivo da liminar é apenas dar mais tempo para ver se o poder público e a sociedade se esquecem da norma e a jogam para o limbo legal brazuca, habitado pelas leis que não "pegaram"???
Até agora não ouvi um argumento sequer que me convença a mudar de idéia a respeito. A Justiça está assim prestando um desserviço à maior cidade do Brasil. Achar que emporcalhar a cidade de mensagens publicitárias de todos os tamanhos, cores e concepções visuais é liberdade de expressão é a mesma coisa que dizer: ora, eu posso fazer sexo com quem quiser na hora que me convier porque afinal este é meu direito de livremente expressar meu desejo. Faça-me o favor...
São Paulo é uma sujeira só. A poluição visual é fator até de stress. E dizer que a lei em vigor antes dessa, bem mais branda, já regulava algo é inverídico. Infelizmente, a sociedade não tem a mesma disposição em brigar contra interesses privados da mesma forma que censura os políticos.
Sei da importância da Publicidade para financiar as coisas. Só que este exagero precisa e deve ser sim coibido. Se alguém perder o emprego, pode se recolocar em outras atividades correlatas. A publicidade não vive apenas de outdoors, faixas e telões nos grandes cruzamentos. É o mesmo argumento bobo que se usou na época da lei dos bingos. Ok, pode ser que exista algum desemprego com estas medidas. Bom, vamos extrapolar: se o tráfico de drogas é danoso para a sociedade, precisamos combatê-lo, certo? Imagina o monte de aviões, intermediários e distribuidores que perderão sua renda, com o sufocamento da atividade. Vão dizer: que absurdo comparar. Mas o importante aí é ter claro que a sociedade tem direito de regular aquilo que lhe é bom e o que lhe é danoso. A vida é um eterno conflito de interesses.
Boa parte dos senhores que agora utilizam os mecanismos anacrônicos de nossa Justiça colonial para empurrar a lei com a barriga vão todos os anos passear na Europa e nos EUA (com a grana que ganharam sujando as ruas e poluindo nossas mentes com excesso de informação) e voltam dizendo que lá é mais bonito, mais organizado, mais civilizado, até. Típica atitude brasileira: reclama do país mas na hora de fazer alguma espécie de sacrifício em prol do mesmo, é o último a se coçar.


0 Comments:
Post a Comment
<< Home