De quem é a culpa da zona dos dias 12, 13 e 14 de maio de 2006?
Ah, todos devem achar que o culpado por tudo isso é o tal do P.C.C., não é mesmo? Esse Primeiro Comando da Capital é um sindicato do crime organizado, tal como foi a Máfia Italiana ou, melhor ainda, como é hoje a Máfia Russa. Estamos cercados por criminosos que surgiram do nada, de uma dimensão paralela e agora querem invadir o nosso país. Socorro! Socorro! Não temos salvação! O mundo está perdido! Corram para as montanhas!
Viu quanta besteira dita aí em cima? Isso é o que todo mundo pensa e vai continuar pensando, afinal, é mais fácil dar um nome e uma cara ao nosso inimigo ao invés de assumir que a culpa é nossa. Sim, nós somos os culpados por essa meleca toda, nós e nossa falta de compromisso com o que realmente importa.
Ui, essa doeu, não é? Assumir a culpa por algo é tão doloroso, principalmente quando a culpa é de verdade nossa!
Vocês não acreditam mesmo que essa zona toda é culpa de criminosos que simplesmente resolveram agir contra o Estado em uma empreitada anarquista – ou acreditam?
Não há ideologia, o que vivenciamos é um aglomerado de pessoas sem perspectiva dentro da sociedade, pessoas que não encontram o seu lugar dentro do Estado constituído e não se vêem representadas. São pessoas sem voz que não tem suas necessidades supridas e acabam regredindo ao sentimento que moldou toda a história européia, são como as chamadas “tribos bárbaras” desafiando os Impérios; são pessoas que querem ser reconhecidas e tentam obter tal reconhecimento tirando do Estado o que lhes falta e que não as alimenta em tudo o que é necessário para que o ser humano viva com dignidade.
Certo que o crime acaba querendo mais, afinal, o ser humano é ganancioso e quando vê que pode fazer algo faz aquilo e mais um pouco. Então os ditos criminosos tiram mais, eles acabam sendo uma força paralela ao Estado, com regras próprias e todas elas baseadas na lei dos mais fortes. Voltamos no tempo e acabamos vivendo em um mundo onde o pensamento tido como “esclarecido” acaba sendo jogado de lado, não existe razão, mas sim há a necessidade imediata - quando a barriga ronca, você está pouco se importando se o seu amigo já comeu a parte dele!
Enquanto isso a sociedade agredida se volta para seus pretensos líderes e clama por socorro, querendo que eles arrumem uma solução. Só que as medidas tomadas serão imediatistas e irão combater essa facção criminosa, irão contra o PCC e os outros criminosos que vivem encarcerados, mas irão também contra o cidadão que não tem nada a ver com essa zona toda. Então, teremos um sistema de justiça penal fortalecido, uma ação mais violenta tomada pela nossa polícia e algumas liberdades individuais caçadas, tal como fizeram lá nos Estados Unidos por conta do 11 de setembro – em um ano eleitoral coisa mais útil de se acontecer para fortalecer os argumentos de quem já está no poder impossível, agora vamos ouvir frases como “se está ruim, imagina se mudar” e o conformismo vai ganhar força, fazendo com que tenhamos mais 4 anos de não-governo pela frente.
Você já se perguntou por que a culpa é sua? Oras, a culpa é sua sim, que joga todas as decisões em cima do estado e cobra soluções imediatas. Não é a política brasileira que é imediatista, mas sim o brasileiro que quer as coisas resolvidas na hora. Esse pensamento que construiu o cenário para esse problema do PCC e foi o mesmo cenário que criou os traficantes cariocas, o mesmissímo cenário que criou as FARCs e o mesmo cenário que cria a violência por todo o mundo.
O problema está claro, nós não educamos nossas crianças, não criamos um cenário para que as pessoas tenham os mesmos direitos, que tenham o mesmo suporte e que possam se desenvolver igualmente através dos mesmos recursos.
Ao contrário disso criamos uma política absurda de cotas para o cidadão negro (ou, como é politicamente correto, afro-brasileiro) ao invés de criar uma política de cota para o cidadão pobre, porque nem todo negro é pobre e não tem acesso a educação. Injustiças do passado não podem ser corrigidas com medidas bonitinhas, para angariar fundos das minorias. Seria como aprovar o casamento entre homossexuais e não acabar com o preconceito que permeia a sociedade, não adianta isso se você continua a não permitir que gays ocupem oficialmente cargos públicos ou façam parte do exército.
Não possibilitamos que a educação seja de qualidade, então não qualificamos a maioria, não ensinamos o cidadão a pensar e a arrumar soluções para os problemas cotidianos. Criamos um bando de robozinhos que só fazem o que a televisão manda e acreditam piamente no que é divulgado na mídia. O ser humano deixa de pensar, então, deixar de existir como individuo. Daí vem o crime e dá para as pessoas oportunidade para que elas sejam reconhecidas de uma outra maneira, é claro que a criança, o adolescente e o desempregado, marginalizados pela sociedade e pelo estado, vão aceitar o convite. Então os criminosos criam a saída para os órfãos do Estado e passam de problema para alternativa – e em uma sociedade corrupta como a nossa, o crime está em todos os níveis.
Dê educação para a população e criará pessoas que podem se enquadrar dentro do sistema, talvez elas até consigam arrumar soluções para alguns problemas de suas comunidades e criem postos de empregos dentro delas. Também dê saúde, alimentação e tratamento igualitário, não permita que as pessoas sejam amontoadas em hospitais enquanto quem pode pagar planos de saúde caros são atendidos como gente.
Investir em educação não vai trazer benefícios para agora, nem para daqui a 4 ou 8 anos, vai surtir efeitos somente quando as crianças se formarem em suas faculdades, em média daqui 10 ou 15 anos colheremos os resultados - mas eles serão colhidos! Enquanto isso a gente combate o crime sim, mas possibilita que as pessoas tenham seu lugar dentro da estrutura da sociedade e que não sejam adotadas por "sindicatos do crime", que possam ter dignidade e sejam tratadas como seres humanos, pois até os gatos na minha casa recebem mais do que a maioria das pessoas que estão nos grandes bolsões de pobreza!
Paralelo a isso tudo, combata a corrupção e lute para que o dinheiro que você e toda a população paga de imposto seja aplicado nos lugares devidos. Você sabia que nosso dinheiro é gasto de forma estúpida pelas pessoas que o administram? Você não assiste televisão? Não lê jornais? Não sente a sua grana diminuindo de valor enquanto o imposto de renda continua no mesmo patamar de 2001 mesmo com uma inflação de mais de 300%? Não vê que jogam a grana do seu remédio para diabetes, do seu tratamento dentário gratuito e da faculdade dos seus filhos em investimentos duvidosos? Não vê que eles fazem sites caríssimos e que não serão úteis para ninguém além deles mesmos, porque irá tirar o emprego de uma dúzia de pessoas para reduzir os gastos, mas no final, essa redução não vai impactar em nada na melhora da saúde ou da moradia? Que eles fazem caixa dois e ninguém reclama? Que um deputado trabalha algumas horas por semana e recebe mais do que um brasileiro que ganha um salário mínimo merreca de R$ 350,00 em dois anos? Que o pessoal do legislativo ganha um monte de "ajuda de custo" para trabalhar essa meleca e que colocam um monte de parentes em cargos que deveriam estar na mão de pessoas competentes, mas acabam ficando com aquele primo que casou com sua irmã e que leva jeito para a contabilidade ao invés de uma pessoa formada em economia ou em algo que o valha?
Você não enxerga isso tudo aí em cima? Se enxerga então por que não faz nada?
Então, meu amigo, a culpa é sua sim. Sua, minha, do seu vizinho e de todo o resto, que espera resolver os problemas do país de quatro em quatro anos nas urnas, mas os problemas do país só serão resolvidos através da educação e da distribuição de renda - através da aplicação verídica da igualdade, discursos na boca de políticos são lindos, mas eles querem somente o seu voto.
Larguemos a preguiça de lado, soltemos a nossa revolta de forma útil. Não precisamos criar uma revolução, precisamos é criar a consciência que é a nós que pertence a responsabilidade para administrar a sociedade, ao Estado fica só a responsabilidade de manter a engrenagem rodando para que o país se torne maior e que para um dia possamos ser tão fodões quanto os norte-americanso – ou seja, o Estado não serve para nada, só para constituir a defesa dos direitos de uma minoria que quer mandar em cima dos outros e fazer de escravos remunerados a maioria.
Analise o que pode fazer, reuna-se com seus amigos, vizinhos e colegas, faça a diferença e verá que a mudança é possível, desde que a discussão exista e a consciência coletiva seja criada.
Vamos mudar! Vamos agir!
-----
Tenhos outras opiniões ainda, mas essas eu soltei no meu blog!


0 Comments:
Post a Comment
<< Home