Saturday, June 17, 2006

Web Neutrality é censura morna em prol do lucro frio

Nossos amigos americanos começam mais uma presepada que vai sobrar para a nossa bunda. Depois da Guerra Fria agora vem a campanha para o Lucro Frio – a sabotagem da sociedade para fazer jorrar grana sem lastro pra milionário fictício.

De acordo com o site savetheinternet.com, o Congresso nos nossos amigos donos do mundo tentou aprovar uma lei que define o que é aceitável dentro da Web Neutrality, algo como “Neutralidade na Internet”.

Essa tal de “Web Neutrality” é o que define a liberdade na Internet, mas ela passaria a ser um conceito que dita o que é aceitável e o que é proibido na Internet. Então seria usada um conjunto de regras determinado por um grupo de especialistas (leiam “a panela que manda e tem interesses a serem defendidos em prol da sua grana”) e legitimadas por lei, que vão categorizar sites de proibidos, maliciosos, sujos e tudo o que eles quiserem inventar e colocar em uma lista imensa que ditará o certo e o errado (?). Como eles fariam então para foder com tudo? Simples, é só determinar os endereços que estiverem nessa lista como proibidos nos servidores das grandes companhias que provêem acesso a Internet, tal como é a AT&T lá nos EUA – seria o mesmo que dizer que a Embratel faria isso por aqui.

Então, se um determinado site estiver nessa lista de “proibidos” ele simplesmente não poderá ser acessado quando você fizer uma conexão por qualquer empresa que utilize a lista de “Web Neutrality”. Sem contar também que todo mundo que fornece os dados ou dá acesso a eles, como o Google e os provedores de conteúdo, teria que pagar uma mensalidade para o pessoal que provê o acesso a informação (ganharia grana com isso a já dita AT&T e outras empresas da área).

Qual a intenção disso? Eles dizem que é para acabar com pornografia, uso pelas redes terroristas e divulgação de material ilegal de qualquer forma.

Seria mais ou menos como dizer pra você: "ouviremos todas as suas ligações telefônicas e diremos pra quem e pra onde você pode ligar, aliás, fale aí para o pessoal do condomínio do seu prédio que pediu a linha coletiva que virá uma conta para eles pagarem pelas ligações que a gente fiscalizou".

Não entendeu a parte do “ouviremos”? Então eu vou explicar: a partir do momento que eles determinam que um conteúdo é proibido eles podem determinar que um aviso seja emitido toda a vez que alguém tentar acessar esse conteúdo.

Eles podem saber se você procurou pornografia infantil ou se está fazendo pesquisas sobre a Al Qaeda, mas também pode impedir que você saiba da verdade, que você tire conclusões próprias sobre os fatos e que engula o que eles têm a dizer sem saber o outro lado. Você acha que saberia a posição oficial do Irã sobre as armas nucleares, por exemplo, se morasse nos EUA? Ou acha que saberia o que acontece DENTRO dos EUA de verdade? Seria igual é com a televisão, onde você só recebe informação filtrada – porque quase ninguém fala dos massacres americanos no Iraque, mas sempre mostram aquelas imagens chocantes do 11 de setembro na televisão, exibidas pela CNN para você odiar os malditos terroristas, mas ninguém fica mostrando em cadeia nacional as crianças e velhos mortos ou aleijados pelas bombas do País da Liberdade, nem mesmo os estupros, as barbáries e as coisas que não aumentam a aprovação do Sr. Bush e de seus co-ligados.

Você só saberá das coisas que a AT&T e amiguinhos quiserem que você saiba, pois tudo passará por seu servidor com o programa Grande Irmão instalado, com um filtro que vai ficar de olho em você e determinar o que você pode saber.

Pode até ser lá nos EUA, mas se eles fizerem, queridos, a gente se fode - e fiquem de olho, logo levantam essa bandeira idiota por aqui!!!!

E para me completar, um Ask a Ninja pra vocês falando sobre Web Neutrality!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home